Apesar de fazer parte do cotidiano da maioria das pessoas, lavar roupas e mantê-las sempre novas não é algo tão simples. Revelamos sete dicas infalíveis para te ajudar nesta tarefa. Confira!

  • Separe as roupas

Separe as roupas por cor e tipo de tecido para evitar manchas e adequar o ciclo de lavagem, conforme a especificação de cada peça.

A separação básica começa por roupas claras e escuras. Roupas brancas ou em tons pastel devem ir para a pilha de roupas claras, enquanto as coloridas devem ficar junto com as escuras.

Mas atenção: a lavagem de roupas escuras, como jeans, moletom e sarja, tende a soltar pigmentos, então opte por lavá-las separadamente das demais.

Uma boa dica para que roupas escuras não desbotem é incluir uma xícara de sal na lavagem das peças, já que o sal ajuda a fixar o pigmento do corante, evitando que seja diluído na água da lavagem.

Depois de separado por cor, separe as peças por tipo de tecido para adequar a lavagem. Por exemplo: jeans e toalhas precisam ser lavadas em um ciclo mais pesado do que lingeries e peças com tecidos delicados.

Coloque peças delicadas, roupas íntimas e meias em sacos de lavagem para diminuir o atrito entre as peças e também não perdê-las durante a lavagem.

Leia a etiqueta da roupa

Os símbolos nas etiquetas das roupas representam os processos de lavagem e de conservação da peça recomendadas pelo fabricante. Fizemos um guia rápido e prático para você decifrar esses símbolos:

Manchou? Remova na hora!

Se você manchou alguma peça de roupa, remova a mancha o quanto antes, evitando que ela fique impregnada. Usar o produto certo para cada tipo de mancha é fundamental:

  • Café: se a mancha for recente, passe gelo no local até que desapareça. Se estiver seca, use um pano úmido com álcool ou vinagre branco.
  • Manchas amareladas causadas por desodorante: use uma esponja úmida com água oxigenada. Deixe agir por até dois minutos e esfregue.
  • Caneta: passe imediatamente um algodão embebido em álcool ou sabão. Se a mancha não for recente, aplique algumas gotinhas de limão diretamente sobre o tecido.
  • Maquiagem: esfregue álcool 90% no tecido manchado, lave e coloque para secar à sombra. No caso específico de manchas de batom, use acetona em peças brancas e detergente de cozinha nas coloridas. Outro truque é usar espuma de barbear, aplicando-a na mancha e lavando em seguida.

 

  • Sem estragos

Para evitar que as roupas rasguem ou fiquem emboladas durante a lavagem, coloque-as corretamente no tambor da lavadora. Além disso, amarre cordões, feche zíperes e botões, desdobre mangas e punhos, e procure por objetos perdidos nos bolsos das peças antes da lavagem.

Dosagem certa

Outra dica é diluir produtos como sabão em pó e amaciante antes do contato com os tecidos, evitando manchas por acúmulo de produto. Sempre leia o rótulo do sabão, amaciante ou alvejante e siga as instruções de uso para saber a quantidade ideal de cada produto. O uso de pouco produto não deixará as roupas completamente limpas e o excesso, além de manchar as peças, gera desperdício de produto e água.

Aprenda a limpar sua lavadora

Parte das sujeiras retirada das roupas na lavagem acabam acumuladas no interior da máquina de lavar. Por isso, é preciso fazer a limpeza periódica da lavadora para o melhor funcionamento do eletrodoméstico. A melhor forma de fazer isso é encher a máquina com água quente até a metade, despejar um litro de água sanitária e acionar o clico de lavagem, deixando o conteúdo descansar por uma hora. Depois, complete o ciclo do enxágue e encha novamente com água quente até a metade com um litro de vinagre branco. Use essa mistura para limpar todos os cantinhos internos e externos da máquina. Deixe descansar por mais uma hora e, por fim, descarte a água completamente.
Como lavar roupa na mão

Roupas muito delicadas, geralmente, precisam ser lavadas à mão. Primeiro, coloque a peça de molho em um balde com água e sabão neutro. Depois, esfregue suavemente, reforçando as partes que tenham eventuais manchas ou suor. Enxágue em água limpa até retirar todo o sabão. Seque as peças à sombra.

Aproveite e fique de olho no Facebook e Instagram da Caedu para acompanhar muitas dicas de moda.

Postado em: Blog, Cuidados, RoupasTags:, , , , , , , , , , , ,